SIMULAÇÃO ALERTA PARA ACIDENTES DE TRÂNSITO E O USO DE PATINETES

31/12/1969

A Abramede MG participou ativamente, dia 16 de setembro, da Semana do Trânsito. A ação, que está em sua terceira edição, aconteceu no estacionamento do Campus Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.

Houve uma prática simulada e, também, um circuito educativo. O presidente da Abramede MG, Marcus Vinicius Andrade, disse que o objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenir agravos no trânsito. A ação abordou, ainda, os riscos de acidentes envolvendo veículos de passeio e patinetes.

O objetivo é prevenir agravos no trânsito, orientando as pessoas sobre os riscos de acidentes envolvendo veículos de passeio e patinetes. A professora dos cursos de mestrado de Gestão de Serviços de Saúde, Karla Rona da Silva, explica que é uma ação que oportuniza aos alunos e profissionais de saúde um espaço para capacitação, reflexão e discussão frente a temática. “Além de proporcionar aos alunos um momento de articulação teórico-prático fortalecendo a aprendizagem significativa no meio acadêmico.”

A ação é promovida pela Escola de Enfermagem, Faculdade de Medicina e Hospital das Clínicas da UFMG. Também integram a iniciativa o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Quais as principais causas dos acidentes de trânsito?

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde são elas:

Dirigir sob o efeito de bebidas alcoólicas,

Estresse,

Fadiga,

Tonteira,

Excesso de velocidade,

Falta de uso de equipamentos de segurança (principalmente cinto de segurança e capacete),

Manutenção inadequada dos veículos,

Infraestrutura deficiente do sistema viário.

Dados em Minas Gerais

Em Minas Gerais, segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES MG), o Sistema de Internação Hospitalar registrou, 1.235.682 internações, de 2010 a 2018.

Desse total, 190.163, correspondendo a 15,4% das internações no Sistema Único de Saúde (SUS), são relacionadas aos acidentes de trânsito. São 47,7% de casos de motocicletas. Já as internações de pedestres somaram 21,3%. Os ocupantes de automóveis ficaram com 11,7%.

Em relação aos óbitos, no período de 2010 a 2018, a SES divulgou que os homens apresentaram, portanto, maior percentual com 81% dos óbitos por acidentes. Já, as mulheres somam 19% das mortes.

Já com relação ao total de óbitos segundo grupo de causas a maior proporção está, ainda, entre os ocupantes de automóveis com 38,1%, seguido de motocicleta com 19,6%.