ABRAMEDE apoia campanha que ensina crianças a salvar vítimas de parada cardíaca

19/10/2020



A Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE) está apoiando uma campanha que ensina crianças a salvar vidas. A International Liaison Committee on Resuscitation (Aliança Internacional dos Comitês de Ressuscitação) criou a “World Restart a Heart” e montou simpósios pelo mundo, chamados de Kids Save Lives (Crianças Salvam Vidas). O objetivo é ensinar os pequenos, de forma lúdica, que até mesmo elas podem ser protagonistas quando o tema é salvar alguém que está sofrendo uma parada cardíaca.

 

Realizado neste dia 16 de outubro, de forma virtual, o Kids Save Lives Brazil conta com a parceria da Maurício de Sousa Produções, criando artes que ensinam as crianças de forma pedagógica e com o toque dos personagens de Maurício de Sousa. Sete Estados brasileiros e universidades estão trabalhando juntos no simpósio, onde será lançado um guia prático para professores e crianças, e haverá treinamentos virtuais para os alunos.

 

O presidente da ABRAMEDE, Hélio Penna Guimarães, afirma que o conhecimento é o melhor aliado. “As crianças podem e devem saber o que fazer em caso de emergência. Seja ligando para o número do atendimento de urgência de sua cidade, seja já fazendo a massagem cardíaca de emergência. A parceria com Mauricio de Sousa engrandece o projeto e traz o potencial de atingirmos mais pessoas”, comenta.

 

Além da ABRAMEDE, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) também apoia o “World Restart a Heart”, com liderança do Instituto do Coração (InCor).

 

Saiba mais sobre o simpósio no link: https://linkme.bio/kidssavelivesbrasil/