Médicos estão entre os profissionais mais confiáveis do Brasil

19/10/2020



O Dia do Médico é celebrado neste domingo, dia 18 de outubro, ainda em meio à pandemia de Covid-19 que assola o planeta. No contexto global, a classe médica vem recebendo reconhecimentos pelos esforços prestados no combate ao vírus. No Brasil a categoria demonstra cada vez mais ser merecedora da valorização pelo incansável esforço em meio às conhecidas dificuldades da saúde pública.

 

A Associação Brasileira de Medicina de Emergência – ABRAMEDE – lembra o Dia do Médico para homenagear os profissionais Emergencistas, que vêm ocupando seu legítimo espaço nas especialidades da Medicina, com formação específica e reconhecimento concedido pela AMB / ABRAMEDE, o que representa garantia de qualidade a quem mais precisa, que é o paciente.

 

Credibilidade – De acordo com uma pesquisa divulgada em julho, realizada pelo instituto Datafolha a pedido do Conselho Federal de Medicina (CFM), os médicos são os profissionais com maior credibilidade em 2020 por parte dos brasileiros, com 35% de confiança da população. Os dados coletados pelo Datafolha a respeito dos médicos mostram ainda que 57% dos brasileiros avaliam como ótimo ou bom o trabalho médico, índice que sobe para 77% quando perguntados especificamente da atuação desse profissional no período da pandemia.

 

O presidente da ABRAMEDE, Hélio Penna Guimarães, afirma que a categoria une esforços para combater o Coronavírus sem esquecer as demais doenças. “Estamos neste dia relembrando e homenageando a classe médica pelos esforços que diariamente concentram no combate a qualquer enfermidade. Porém, neste ano em especial, é preciso mencionar a Pandemia, como uma peça que demonstra a necessidade de profissionais médicos capacitados e o quanto estamos empenhados em salvar vidas”, comenta Guimarães.

 

Em meio a um ano de pandemia, os cuidados são redobrados à medida que novas características da Covid-19 são descobertas. De março a junho deste ano, 139 médicos de todo o Brasil perderam suas vidas em decorrência de infecção pela doença no exercício da profissão. Médicos experientes que não se furtaram de sua vocação, colocando a vida dos pacientes em primeiro lugar e mantendo sua dedicação ao extremo. Lembrando destes profissionais, A ABRAMEDE ressalta a importância do médico para a segurança do paciente, desde o acolhimento até a cura, passando pelo diagnóstico e o tratamento, o profissional médico é essencial nos caminhos da saúde.