II Fórum ABRAMEDE/MG

22/12/2021

No dia 18 de dezembro de 2021 aconteceu na Associação Médica de Minas Gerais o II Fórum ABRAMEDE/MG.

Além da presença de membros da Diretoria estavam presentes novos integrantes que irão compor a Diretoria Expandida.

A abertura do evento foi realizada por Maria Aparecida Braga, presidente da Diretoria Executiva 2020-2021 e reeleita para o biênio 2022-2023. Braga destacou as conquistas do período, lembrou que a ABRAMEDE/MG foi fundada em junho de 2015 durante o I Fórum ABRAMEDE/MG, quando foi constituída sua primeira diretoria, e destacou ainda a missão, visão e valores da entidade.

Esta gestão foi impactada pela pandemia que, se por um lado trouxe muitos desafios aos emergencistas, por outro colocou holofotes sobre a especialidade, mostrando toda sua grandeza. 

Em 2020 a regional de Minas seria a responsável por realizar e sediar, junto à Nacional, o VII Congresso Brasileiro, além de ter realizado o I SUMMIT - Conectando Emergencistas, com a esperança de sediar o VII Congresso em 2021. Finalmente, dadas as condições impostas pela pandemia, optou-se pelo Congresso Brasileiro totalmente online, que ocorreu em abril, sucesso de público e crítica.

O ano de 2021 seria o do congresso regional e, apesar de todas as dificuldades, optamos por realizá-lo de forma a presentear os acadêmicos, com tema voltado especificamente para a educação, com inscrições gratuitas para todos àqueles participantes de Ligas Acadêmicas relacionadas à emergência. O III Congresso Mineiro ABRAMEDE/MG teve como temática central o ensino da Emergência da graduação à pós-graduação. Foi um vento híbrido, com atividades presenciais e on-line em uma plataforma digital, segura e de fácil navegabilidade. Aconteceram mesas temáticas sobre metodologias e ferramentas de ensino na emergência, matriz de competências na residência e, principalmente, a necessidade de trabalho em equipe com uma visão além da multidisciplinaridade. O evento também abordou vários temas de interesse da especialidade através de palestras e casos clínicos, sendo finalizado com a Olimpíada de Simulação em Emergências.

Este ano também foi marcado por outra grande realização: a inauguração do Centro de Treinamento ABRAMEDE/MG. No portfólio de cursos temos a honra de anunciar a parceria entre o Núcleo de ATLS do Hospital João XXIII e a ABRAMEDE/MG. Assim, o ATLS ABRAMEDE/MG já nasce com toda a qualidade e experiência de instrutores altamente capacitados e referendados. Em 2021 realizamos com sucesso 3 cursos e 2022 já começa com 20 cursos para o CRM/MG.

Além deste temos outros cursos como a atualização anual em Emergências, o Urgências Pediátricas, o US e o Suporte avançado de vida em infectologia.

Outros estão em análise e deverão ser lançados ainda em 2021

A Sala da ABRAMEDE MG, na Associação Médica de Minas Gerais está em fase final de acabamento e será inaugurada no próximo mês.

O orgulho de termos um Centro de Treinamento reconhecido vai de encontro aos objetivos da Associação: sustentabilidade para mantermos a valorização profissional e a educação para a comunidade, assegurando assistência de qualidade, tudo isso feito de forma coletiva e valorizando o bem comum.

A Educação para a Comunidade é outro objetivo de nossa Associação. Durante esta gestão realizamos várias atividades educativas e a última aconteceu em setembro de 2021, com as atividades da Semana do Trânsito, em parceria com várias entidades.

A presidente da ABRAMEDE/MG terminou sua apresentação ressaltando a importância de nomes da Emergência Mineira e informando que, por unanimidade, o nome de destaque para receber a honraria de Associado Honorário em 2021 foi Dr. Adebal de Andrade Filho.

Na sequência todos os Diretores dissertaram sobre suas funções e sobre o que pretendem realizar durante o biênio 2022-2023, com atividades alinhadas ao planejamento estratégico da entidade.

Eliana Lopes, 1ª. Tesoureira da ABRAMEDE/MG apresentou os resultados da gestão, garantindo que todo o setor contábil e financeiro está em dia com suas responsabilidades e que a ABRAMEDE/MG não possui nenhuma pendência nesses aspectos, o que garante sustentabilidade para projetos futuros.

Soraya Diniz, 1ª. Secretária da Diretoria eleita fez sua apresentação alinhada ao planejamento estratégico e destacou a importância de evoluir numa proposta de educação permanente, multidisciplinar, voltada para o pré-hospitalar, nos mesmos moldes de outros programas desenvolvidos no serviço de atendimento móvel em Belo Horizonte. Desenvolver competências para cargos estratégicos, objetivando a sustentabilidade e representatividade da Associação, através de um maior envolvimento e conhecimento da ABRAMEDE no âmbito regional e nacional. Ressaltou também a necessidade de ampliar o relacionamento com as partes interessadas promovendo uma maior interação entre os serviços de urgência da saúde suplementar e a ABRAMEDE/MG e ações para atrair profissionais para atuação nos projetos da ABRAMEDE/MG, divulgando a entidade junto aos profissionais que atuam na emergência nos diversos serviços da saúde e através do programa de educação permanente para o APH. Incrementar a captação e fidelização de sócios e finalmente consolidar o posicionamento e a imagem da ABRAMEDE através da divulgação e aproximação junto a outros setores da saúde.

A importância de projetos e ações para divulgar e fomentar o ensino de emergência de qualidade na graduação, captação de filiados junto aos SAMUs, criar e divulgar novos cursos de imersão, estimular a criação da pós-graduação oficial da ABRAMEDE/MG e fortalecer os programas de residência foram destacados por Luiz Ernani, 2º Secretário da Diretoria eleita.

A Pediatria ganha força. Além da Vice-presidência pediátrica, com Gabriel Gouveia a frente desta função, foi criado oficialmente o Departamento de Pediatria, sob a coordenação de Clarisse Angelin já com vários desafios, inclusive a realização de 15 cursos de urgências pediátricas em 2022.

Uma área de fundamental importância na emergência é a toxicologia e a criação do Departamento de Toxicologia vem preencher esta lacuna. Adebal de Andrade Filho e Juliana Carneiro estarão à frente na coordenação das atividades e já destacam dois pontos muito importantes: ações para a área de atuação da toxicologia na Medicina de Emergência e a educação da comunidade para prevenção de acidentes relacionados.

A Comissão de residentes também foi criada. Com a presença dos coordenadores dos 4 serviços de Minas, Marcus Vinicius Melo de Andrade, Luiz Ernani Meira Junior, Armando Pinto Monteiro Neto e Leonardo Paixão, e com a presença das médicas residentes Alexandra Freitas e Marina Paranhos, essa comissão terá a importante tarefa de congregar os médicos residentes mineiros e propor ações para o fortalecimento e ampliação dos programas e o desenvolvimento de atividades científicas conjuntas.

A Comissão Acadêmica, já bem sedimentada pelas ações da Nacional, também amplia sua atuação em Minas, sob a coordenação da Acadêmica Nayara Bonardi, que destacou a importância de atividades como as do último Congresso Mineiro, cujo tema “O Ensino da Emergência da Graduação à pós-Graduação” possibilitou amplas e fundamentais discussões sobre a inserção qualificada da Emergência nos currículos das diversas áreas de saúde

Os Departamentos de Enfermagem, comandados por Daniela Morais, e de Fisioterapia, comandado por Marcio Brandao, foram destaques nesta gestão e continuam nos 2 próximos anos, inclusive como coordenadores das respectivas atividades para realização do VIII Congresso Brasileiro. Foram várias as ideias e propostas para 2022-2023. Desde a reformulação dos componentes dos departamentos, para possibilitar a participação e o crescimento, até as relacionadas a atividades científicas itinerantes por todo estado, realização de simpósios e criação e desenvolvimento de cursos nas respectivas áreas e de cunho multidisciplinar.

Tárcia Dutra, à frente do Departamento de Psicologia, destacou a importância da atividade praticada na emergência, não apenas para os pacientes e familiares, mas também para toda equipe. Para que seja desenvolvido na ABRAMEDE/MG é fundamental atrair profissionais da área para se unirem nas diversas frentes de trabalho e este será o principal desafio do Departamento.

Destaque para os projetos de voluntariado, com educação para profissionais de saúde e comunidade, foco de todas as apresentações. O objetivo será a criação de projeto único, sustentável para que seja reconhecido por todos os interessados.

Presente também no evento, de forma remota, Dr. Norberto Sá, do Vale do Aço, ouviu todas as propostas para a sedimentação de polo da ABRAMEDE/MG na região.

Finalmente Marcus Vinicius, a frente da Diretoria Científica, destacou a importância desta Diretoria no alinhamento das atividades de todas as Diretorias, Departamentos e Comissões e propôs vários projetos e ações para desenvolvimento de atividades científicas da ABRAMEDE/MG, tendo por base os programas de residência. Suas ações estão em conformidade com as propostas de Leonardo Paixão, que traz para a Associação toda a sua experiência frente ao Grupo Mais Evidências para contribuir com o desenvolvimento científico na Emergência.