Contagem é pioneira no Estado de Minas Gerais ao colocar em teste o atendimento Suporte Intermediário de Vida do SAMU.

07/03/2022



Contagem é pioneira no Estado de Minas Gerais ao colocar em teste o atendimento Suporte Intermediário de Vida do SAMU.

 

O Serviço Móvel de Atendimento de Urgência - SAMU começa a partir desta segunda-feira, (07/03), em caráter experimental, a oferecer o Suporte Intermediário de Vida - SIV. A modalidade de atendimento já está em funcionamento nas cidades de São Paulo, Recife e alguns municípios da região sul do Brasil. Contagem é a primeira cidade mineira a oferecer a modalidade, que foi normatizada e reconhecida pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), através da Resolução 688/2022 em janeiro deste ano.

 

Segundo o Diretor Técnico do SAMU REGIONAL CONTAGEM, Gabriel Rodrigues de Carvalho “o objetivo é atender as necessidades da população, aprimorar a assistência, reduzir a variabilidade nas ações livre de imperícia, negligência, imprudência, como ferramenta para garantir segurança aos usuários e aos profissionais de enfermagem”. Ele ainda lembra que implementar práticas avançadas de enfermagem “influenciam em resultados clínicos de saúde positivos para os usuários do SAMU”.

 

A SIV 01, como é denominada a ambulância, será tripulada por um condutor socorrista, um enfermeiro e um técnico de enfermagem com reconhecidas capacidades de intervenção em enfermagem e atendimento pré-hospitalar móvel.

 

O projeto experimental termina no dia 31 de março. Em seguida a Secretaria Municipal de Saúde de Contagem juntamente com a equipe do SAMU 192 farão avaliações dos atendimentos e resultados alcançados para decidir quais serão os próximos passo para viabilizar a unidade na cidade.

 

“Ter uma unidade intermediária como essa poderá contribuir nas ocorrências como parada cardiorrespiratória, acidente vascular cerebral - AVC, assistência ao parto, controle da dor, acidente automobilístico com múltiplas vítimas, soterramentos, afogamentos, insuficiência respiratória dentre outros. Será um ganho enorme para toda a população de Contagem”, pontua o Secretário Municipal de Saúde Fabrício Simões.